TEXTO SOBRE EAD

01/10/2011 16:15

Debater sobre a EAD tem sido muito importante neste momento de estudo. Somando o aprendizado das vídeos aulas, leituras e debates nos blogs pude perceber que a EAD vem ampliando a cada dia que passa, trazendo muitas vantagens em relação ao acesso e a formação de pessoas que antes não podiam estudar, devido a dificuldades como: falta de tempo e distância. Ainda existem vários olhares com relação a sua implantação. Por um lado temos uma visão positiva no sentido de favorecer a oportunidade a todos aqueles que querem estudar ou atualizar seus conhecimentos e não podem devido a distância, tempo e condições financeiras. Por outro lado temos uma visão negativa onde a falta de conhecimento sobre o que é a EAD traz preconceitos,  desmerecendo a formação ou a qualificação da pessoa formada pelo sistema EAD.   

Um aspecto importante discutido e debatido entre parceiros nos Blogs é a questão do perfil do aluno que faz EAD e do aluno presencial. Estudos e avalições tem demonstrado que o aluno EAD tem se destacado nas questões de qualificação profissional tanto quanto o aluno presencial. O aluno que faz EAD precisa ser organizado, flexível e aberto ao uso de novas tecnologias do ensino. A EAD também tem estado presente em muitos cursos presenciais, principalmente na questão de entrega de trabalhos, vídeos conferências e etc.

No meu modo de ver, considero que a EAD tem proporcionado facilidades para a qualificação profissonal. Sua aceitação tem sido visível tanto em empresas privadas e estatais. O próprio Governo tem qualificado seus servidores através de cursos online ou mesmo semipresenciais.

A modalidade de Educação à Distância tem sido vista de forma favorável tanto para o aluno, profissional e empregador, pois proporciona qualificação profissional sem a necessidade de deslocamento de um funcionário para outro espaço físico, nem a necessidade de horários fixos para o desenvolvimento de cursos diversos. 

Acredito que EAD favorece a ampliação democrática de ensino e também uma modalidade de educação moderna e atualizada.